top of page

5 DOSES DE CRIATIVIDADE PARA (NÃO) CRIATIVOS

  • Jhenifer Pollet
  • 28 de out. de 2015
  • 3 min de leitura

Todo dia você faz tudo sempre igual. Acorda às 6 da manhã, toma um banho, escova os dentes, veste a roupa que já havia sido escolhida na noite anterior. Entra no carro, pega um trânsito daqueles, canta as músicas disponíveis na playlist do pendrive, chega no escritório em cima da hora. Pede um cafezinho e um pão de queijo.

Vai para a sala, liga o computador, abre as dezenas de e-mails a serem respondidos e lida com a pressão profissional. É muita coisa para fazer, você precisa resolver muitos problemas, conversar com pessoas de diferentes áreas e não sabe como fazer isso em um curto período de tempo, com calma, paciência e, claro, criatividade.

Como ser criativo quando a rotina parece que lhe dá um banho de água fria todo santo dia? Como estimular seu cérebro a pensar fora da caixa quando você precisa dar o melhor de si e sanar várias dificuldades cotidianas? Não, caro leitor. Não tenho uma fórmula mágica que lhe ajude 100% (se tivesse, já teria vendido e ficado rica - risos), mas tenho 5 dicas de leituras que vão lhe ajudar e lhe inspirar a fazer suas tarefas com excelência e de uma forma diferenciada, saindo totalmente do óbvio! Ficou curioso, não é? Então confira a lista que o Olhares preparou:

Criatividade S.A.


Se você estivesse dentro de um dos maiores estúdios de animação do mundo, o que faria? O livro Criatividade S.A., escrito por Edwin Catmull, presidente da Pixar, traz os bastidores da empresa - dificuldades iniciais, ideias, as divergências dentro da equipe, a convivência com Steve Jobs e o sucesso -, tudo isso em uma leitura gostosa, rápida e divertida. Depois de terminar a última página você vai se sentir inspirado, como se fosse capaz de qualquer coisa - digo por experiência própria – e levar ao pé da letra a frase icônica de Buzz Lightyear: Ao infinito e além.

Destrua este Diário

Se você é perfeccionista e apaixonado por livros como eu, vai ficar um pouco intrigado com a proposta de Keri Smith para Destrua este Diário. Já aviso: não é uma leitura para quem tem pena de escrever, dobrar páginas – ou até mesmo rasgar um livro. Tem que ter estômago sim! E talvez esse seja o lado mais legal da edição publicada pela Intrínseca. Em Destrua este Diário você descobre como é bom desapegar de certos conceitos e deixar a criatividade aflorar. Por que não pintar as páginas? Por que não desenhar algo que você queira? Por que deixar mais um livro em sua estante quando você pode dar vida a ele? Experiências um tanto quanto pitorescas e várias aventuras fazem parte desse, que é um diário nada convencional. Vale se arriscar!

​​

Freakonomics

Comprei o Freakonomics na última Feira do Livro que tivemos em Florianópolis. A edição, novinha e barata – paguei R$ 10 na época -, havia sido muito indicada por um amigo e eu, como boa leitora que sou, decidi comprar. O livro traz uma visão diferenciada sobre vários questionamentos, sejam eles cotidianos ou não. A leitura, assim como em Criatividade S.A., é fácil de ser compreendida e prende o leitor do início ao fim. Os autores encorajam o pensamento criativo e motivam as pessoas a pensarem e a verem um fato sob uma ótica diferente.

Roube como um Artista

Escrito por Austin Kleon, o livro esteve na lista dos mais vendidos do The New York Times. E aí você deve estar se perguntando: “Ok, o que ele tem de tão especial?”. Vamos combinar que o título já instiga o leitor e sim, ele cumpre a proposta inicial com muito bom humor e até uma certa ousadia, provando que para ser uma pessoa criativa é preciso ser autêntica - algo raro em uma sociedade que visa as aparências...

Um Chute na Rotina Indicado pela Revista Exame para quem deseja ser mais criativo, o livro é ideal para aqueles que buscam experiências diferentes e ter ideias novas. O autor apresenta boas técnicas e apresenta as fases do processo criativo usando personagens como o explorador, juiz e o guerreiro.

 
 
 

Comentários


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Procure por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
  • Vimeo Basic Black
  • YouTube Basic Black
bottom of page