TEM AÇÚCAR? E A POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA
- olharesviajantes
- 27 de jan. de 2015
- 2 min de leitura

Precisa de um aspirador de pó para colocar a casa em dia essa semana? Uma bicicleta para finalmente começar a fazer mais exercícios? Uma batedeira para o encontro de família do próximo domingo? Que tal, ao invés de comprar todos esses ítens, pedir emprestado? Na camaradagem, sem consumismo, acúmulo de coisas e ainda com aquela sensação boa de estar ajudando outra pessoa?
É desse princípio que nasceu o Tem açúcar? A velha "boa vizinhança". Eu te ajudo, você me ajuda. E todo mundo vai bem mais longue (e mais feliz), gastando bem menos.
Funciona assim, ó:
Você faz o cadastro no site, decide o raio de distância em que pretende integarir e os ítens que pode emprestar ou doar. Quando a busca corresponde a oferta, o site cruza informações e coloca as duas pessoas em contato. Simples assim!
Com a apresentação feita, o resto da prosa segue por conta das partes envolvidas. Que decidem todas as condições do empréstimo.

Fez o cadastro e seu bairro ainda não está disponível? A gente te explica por que...
Um bairro é desbloqueado apenas quando 30 pessoas abraçam a ideia. A moral é: bóra divulgar! Conta pro vizinho, que conta pro outro...que conta pro outro e logo logo vocês já estão compartilhando tudo, inclusive boas conversas e xícaras de açucar.
Uma história inspiradora

A palaforma foi criada pela estudante de comunicação Camila Carvalho. A carioca de 25 anos, já trabalhou como modelo, profissão que a levou para a Índia e a China, onde teve contato com um outro nível de desigualdade social. Ainda sem saber o que iria fazer para ajudar, Camila voltou para o Brasil e foi estudar Design em Sustentabilidade no Gaia Education. Foi aí, que a ideia que hoje já conta com 23 mil inscritos, começou a ganhar forma.
Na faculdade, ela conheceu sites de troca, que atuavam de forma bem sucedida nos EUA e na Europa e começou a acreditar que a ideia também podia dar certo em terras brasileiras.
E estava certa. O site conseguiu com cerca de 18 mil cadastros em 580 cidades só no mês de estreia. A ideia incial era que nas primeiras 3 semanas o site ganharia alguns adeptos, e alguns bairros seriam desbloqueados. Para a surpresa da comunicadora, no primeiro dia diversos bairros já estavam ativos.
Vamos todos?
Tá aí uma boa ideia! Eu estou por lá. Mas meu bairro ainda não foi desbloqueado. :(
VIZINHOS? Cade vocês?




















Comentários