BUENOS AIRES, TE QUIERO!
- olharesviajantes
- 15 de jan. de 2015
- 4 min de leitura
Uma cidade boêmia, com uma bela arquitetura, ótima gastronomia e muitas hitórias.
Pensar em Buenos Aires é pensar em amor. É ter a certeza de que não será o mesmo quando regressar. Sabe aquele velho ditado “decifra-me ou devoro-te”? Buenos é assim, mas de uma forma boa, te prende e te faz não querer mais voltar pra casa.Tive o prazer de poder visitá-la nos dois melhores períodos, logo no início do inverno e no final da primavera.
No inverno a cidade se torna mais acolhedora e charmosa, parar para tomar

um simples café pode se tornar uma experiência incrível, acredite. Mas é na
primavera que ela se mostra bela e imponente, com uma explosão de lilás através de seus jacaradás floridos a cidade se transforma, a vontade de ir para a rua é incontrolável.
Sentar em um dos seus inúmeros parques e aproveitar o sol com amigos se torna quase que habito diário.
Sempre procuro fazer um roteiro diferente do habital, portanto evitei os clássicos “passeios para turistas”, isso inclui a não ida ao Caminito, o jardim zoológico da capital argentina e Rua Florida, por exemplo.
Abaixo segue uma pequena lista de alguns dos meus lugares preferidos na cidade...
QUE PARRILLAS QUE NADA!

Fala-se muito das parrillas (churrasco) argentinas, mas como negar uma bela pizza artesanal? Ainda mais quando ela é feita em uma das casas mais tradicionais de Buenos Aires, a El Cuartito.
O local com estilo singular é decorado com fotos de personalidades do futebol e do tango e é frequentado por muitos portenhos e turistas, que se amontoam nas mesas e comem até de pé nos balcões.
Dica: Não deixe de experimentar o sabor Napolitana con Jamon (tomate, alho e presunto).
RECOLETA

O bairro mais francês de Buenos Aires. Apesar de toda “pompa” a Recoleta não é um bairro arrogante, muito pelo contrário. se de um lado temos hotéis cinco estrelas e lojas de grife (como Louis Vuitton, Hérmes e Ralph Lauren), de outro temos a simplicidade de poder comprar um sanduíche em uma carrocinha e sentar na Plaza Francia para aproveitar toda a beleza do lugar.
Dica: aos domingo sempre acontece uma feira local, onde se vende de tudo, desde bijuterias a tortas maravilhosas. Um bom programa para quem quer curtir o bairro.
O local também é famoso por abrigar o mais famoso cemitério da cidade. O Cementerio de la Recoleta foi projetado em 1822, e em seus mausoléus estão enterrados grande parte da nobreza e personalidades portenhas, assim como Evita Perón. Vale a visita, o lugar é lindo e parece um museu a céu aberto.
PALERMO SOHO

Palermo Soho faz parte do Palermo Viejo (Palermo antigo) e seu nome é uma referência aos sohos de NY e Londres. Para entender melhor, Palermo é um bairro muito, muito grande e por isso existem algumas subdivisões. Palermo Soho é uma delas.
Um bairro efervescente, onde moda, arte, música e design se encontram. Lá é possível encontrar de tudo, desde o showroom de algum novo estilista em ascenção até uma lanchonete que parece que saiu de algum filme dos anos 60.
Dica: com muitos restaurantes e bares, o Soho é um ótimo ponto de encontro para um almoço ou aquele happy hour.
EL ATENEO

Com certeza uma das livrarias mais bonitas do mundo. A primeira reação que todos tem, é a de olhar para cima. Para compreender, a El Ateneo está instalada em um antigo prédio construido em 1919 onde um dia já foi o teatro Grand Splendid.
No palco onde hoje se pode tomar café e apreciar uma boa leitura já passaram grandes nomes do teatro e tango argentino. Apenas no ano de 2000 o local se tornou uma livraria e o assunto foi polêmico por lá.
SAN TELMO

Um dos bairros mais queridos de Buenos: San Telmo parece ter saído de uma história em quadrinhos! Não é a toa que abriga uma famosa personagem: Mafalda.
Impossível não ser um turista clichê e sentar ao seu lado para uma foto.
Bairro conhecido por qualquer bom boêmio, é um ótimo lugar para um happy hour. Sentar em um dos seus inúmeros bares para um trago (drink) no fim da tarde é ótimo, e fica melhor ainda quando o bar oferece 2x1 por 60 pesos (algo em torno de 12 reais), felicidade completa.
Famoso também por sua feira de antiguidades, San Telmo atraí pessoas de todos os lugares. Passear por lá é respirar história, sua arquitetura perdida no tempo se alia a vários antiquários e lojas vintage, deixando tudo mais charmoso. Não deixe de tirar uma tarde para conhecer.
Dica: Evite finais de semana! Fica quase impossível de andar por lá.
CLUB 69

Uma das baladas mais incríveis que ja fui. Você entra na festa e aparentemente tudo normal, música boa, gente bonita... Então abre-se uma cortina e aparece um palco com cenário, drag queens e dançarinos (todos com um figurino impecável) dando as boas vindas para o público e fazendo sua apresentação de abertura.
Durante toda a festa o staff da casa fica no palco em um pole dance móvel dançando através das pessoas, é genial. Sem contar que a música é realmente muito boa.
Se preferir dar um tempo da agitação pode também ir ao segundo espaço da casa, uma área mais tranquilo com um bar separado.
Acha que acabou? No final da festa todos voltam para o palco para sua apresentação final e a casa se despede de seus clientes com uma chuva de papel prateado.
PARA TERMINAR EM GRANDE ESTILO: JUAN PEREZ
Eu sou completamente apaixonados por brechós, para qualquer lugar diferente que eu vá, procuro o mais próximo. Em Buenos Aires não poderia ser diferente. O Juan Perez é o maior e mais conhecido brechó da cidade. O acervo de peças vintage é fantástico. Se você é apaixonado por moda, esse é o seu lugar!
Você vai encontrar Dolce & Gabanna, Louis Vuitton, Viktor & Rolf, YSL e até uma bolsa Chanel 2.55 vintage. Mas nem só de grifes vive um brechó. É possível achar peças por 10 pesos. Ou seja, valores e gostos para todos.
Separe um dinheirinho e dê uma passada por lá, duvido que sairá de mãos vazias.
SÓ MAIS UMA DICA...

Na memoria ficam apenas boas lembranças e muitas saudades. Espero que mais pessoas possam ter a experiência incrível que essa cidade me proporcionou.
Quando for, viva a cidade, como se morasse lá. Use o táxi apenas quando necessário. Use o metro. Vá a apé. Se perca pela cidade. Conheça novos lugares. Aposto que sua viagem será muito mais interessante.
Buenos Aires, te quiero!



















Comentários